Com inúmeras ameaças à sua privacidade à espreita online, aqui estão algumas maneiras interessantes pelas quais o AppleiCloud pode ajudar a manter você (e seus dados) seguros.
Numa era em que a informação é a nova moeda, as empresas tecnológicas estão a lutar para encontrar formas cada vez mais granulares de obter o máximo possível dela. Felizmente, a Apple introduziu vários recursos integrados ao iCloud para seus usuários focados na privacidade.
Se você já está gastando dinheiro em uma assinatura do iCloud+, veja como você pode se proteger melhor online:
Transparência de rastreamento de aplicativos (ATT)
Em alguns casos, os desenvolvedores concedem permissões desnecessárias, permitindo-lhes acessar dados adicionais no seu dispositivo a partir de outros aplicativos e sites. Muitas vezes, uma forma furtiva de coletar dados para comprar e vender ao licitante com lance mais alto, os desenvolvedores podem exigir acesso a informações, o que não é necessário para executar o uso pretendido de seu aplicativo.
Felizmente, a Apple lançou seu recurso App Tracking Transparency (ATT) em 2021. Projetado para oferecer mais controle sobre seus dados, o ATT ajuda você a gerenciar como os desenvolvedores de aplicativos os rastreiam e coletam.
Para rejeitar automaticamente todas as novas solicitações de rastreamento de aplicativos, abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone e toque em Privacidade e Segurança.
Em seguida, na parte superior da tela, toque em Rastreamento.
Por fim, ao lado de Permitir que aplicativos solicitem rastreamento, desative o botão de alternância.
Novos aplicativos que desejam rastrear seu uso em outros aplicativos precisarão solicitar sua permissão por meio de uma janela pop-up. Na notificação, você pode selecionar “Pedir ao aplicativo para não rastrear” ou “Permitir”. Em geral, quando se trata de compartilhar seus dados desnecessariamente, dizer não é sempre a melhor opção.
Retransmissão privada do iCloud
Quando os dados são organizados, eles podem prever melhor seus hábitos de compra ou sua disposição de tomar decisões com base em informações históricas. Por esse motivo, os dados centralizados tornam-se ainda mais atrativos para quem busca ganhar dinheiro com eles. Embora haja vantagens nisso, como ter recomendações melhores em seus aplicativos de compras ou anúncios relevantes, ter um perfil de cliente granular traz seu próprio conjunto de riscos.
Felizmente, para assinantes do iCloud+, a Apple introduziu o iCloud Private Relay para descentralizar sua atividade de navegação ao longo do tempo.
Como uma rede privada virtual (VPN), o Private Relay cria um endereço IP temporário que criptografa os registros do seu sistema de nomes de domínio (DNS). Os registros DNS são como mapas vivos que ajudam a vincular números complexos de endereços IP a nomes de domínio fáceis de lembrar, como howtogeek.com.
Relacionado: O que é isso? Apple iCloud+?
Para ativar o iCloud Private Relay no seu iPhone, você deve primeiro iniciar o aplicativo Ajustes e tocar no nome do seu ID Apple.
Na página do ID Apple, selecione “iCloud”.
No iCloud+, toque em Transmissão Privada. Se o Private Relay não estiver disponível em seu país, “Não suportado” aparecerá próximo à seta.
Para fechar o negócio, ao lado de Permitir que aplicativos solicitem rastreamento, ative o botão de alternância.
Criptografar o tráfego DNS é importante porque ajuda a proteger seu histórico de navegação de terceiros, como provedores de serviços de Internet e até mesmo hackers em sua rede Wi-Fi local. Além disso, também permite evitar o sequestro de DNS, que ocorre quando pessoas mal-intencionadas tentam se passar por sites oficiais como o seu banco, na esperança de roubar suas informações de login.
Proteção de privacidade de e-mail
De acordo com a Apple, o Mail Privacy Protection evita que os remetentes saibam quando você abriu seus e-mails e compartilhem seu endereço IP quando você carrega o conteúdo deles. Portanto, se houver e-mails de alguém que você deseja ler sem notificar o remetente, essa também pode ser uma solução interessante para você.
Relacionado: Como definir as configurações de e-mail para iPhone e iPad
Para ativar a proteção de privacidade do Mail no seu iPhone, abra o aplicativo Ajustes e toque em “Mail”.
Em Mensagens, selecione “Proteção de privacidade”.
Ao lado de Proteger atividade de e-mail, ative o botão.
Depois que esse recurso for ativado, você poderá enviar e receber e-mails normalmente no aplicativo Apple Mail (mas com proteção adicional). No entanto, é importante compreender que o recurso Mail Privacy Protection só funcionará com e-mails enviados para o seu aplicativo Mail. Portanto, se você estiver usando outro aplicativo para ler seus e-mails, reconsidere dar outra chance ao Apple Send.
Oculte seu e-mail
Para assinantes do iCloud+, a Apple introduziu o recurso Hide My Email, que você pode usar para criar um endereço de e-mail intermediário e ocultar o seu endereço real. Depois de ativar o Hide My Email no seu iPhone ou iPad, você pode enviar e-mails usando seu endereço de e-mail temporário com apenas alguns toques.
Para enviar um e-mail usando um endereço de e-mail gerado pela Apple no seu iPhone, acesse o aplicativo Mail. No canto inferior direito da tela, toque no ícone Nova mensagem.
Em seguida, preencha o restante do e-mail, como destinatário, assunto e corpo. Em seguida, toque em “De”. Selecione “Ocultar meu e-mail” na tela suspensa.
Ao usar o recurso Ocultar seu e-mail no iCloud, você só pode enviar um e-mail para um destinatário por vez. Assim que este destinatário responder, seu e-mail será encaminhado para a caixa de entrada dele. Você pode então continuar a conversa através do seu e-mail real, enquanto eles só poderão ver o seu endereço de e-mail aleatório.
Scanner de vazamento de senha
Para uma pessoa comum, pode ser impossível rastrear todas as contas aleatórias que você criou ao longo de todo o seu histórico da Internet. Na verdade, muitos de nós talvez nem nos lembremos de todas as contas que tivemos que criar para acessar todos os serviços que usamos online, muito menos das senhas que os acompanham.
Relacionado: Como criar uma senha forte (e lembrá-la)
No entanto, práticas incorretas de senha podem definitivamente dificultar sua vida, pois os malfeitores estão ansiosos para roubar sua identidade ou o que está em sua conta bancária on-line. Felizmente, a Apple tornou possível verificar se suas senhas vazaram na dark web ou em qualquer outro lugar conhecido na Internet.
Para ativar a detecção de senha comprometida para contas vinculadas ao iCloud, abra o aplicativo Configurações e selecione “Senhas.”
Na parte superior da tela, toque em “Recomendações de segurança”.
Em seguida, próximo a Detectar senhas comprometidas e ative o botão.
Depois que esse recurso estiver ativado, você poderá acessar essas recomendações a qualquer momento. Além das senhas envolvidas em violações de dados, esse recurso do iCloud também notifica se sua senha for fácil de adivinhar e até avisa contra a reutilização de senha.
Mantenha seus dados seguros com iCloud
Com esses recursos do iCloud em seu arsenal, não há dúvida de que você está em uma posição melhor do que sem eles. Porém, lembre-se de que conhecer esses recursos é apenas o primeiro passo. Sem nos darmos conta, muitas dessas características também podem funcionar como uma faca de dois gumes. Por exemplo, o Relatório de privacidade de aplicativos, que mantém um registro das atividades do seu telefone, também pode representar um risco potencial à privacidade.
Além disso, é sempre importante compreender a distinção entre segurança e privacidade. À primeira vista, esses recursos do iCloud podem ajudá-lo a manter um certo grau de privacidade e gerenciar quem e quanta informação pode acessá-la. No entanto, se quiser estar realmente seguro, você precisará tomar medidas extras para evitar danos causados por possíveis violações, como criar senhas mais fortes, adicionar OTPs aos seus logins e ter cuidado com os aplicativos que você baixa para os seus dispositivos.