Se você possui uma TV OLED ou planeja comprar uma, deve ter percebido que elas exigem um “ciclo de compensação” para ajudar na manutenção, mas o que é isso e o que significa para sua nova experiência OLED?
O que é um ciclo de compensação?
Um ciclo de compensação OLED é um recurso automatizado que garante que os pixels do display OLED mantenham brilho equivalente, para evitar retenção de imagem (também conhecida como “burn-in”) ou outros efeitos de degradação do OLED. Geralmente, o ciclo começa após cerca de quatro horas de uso da televisão.
O ciclo de deslocamento ocorre quando a TV está no modo de espera e não há nenhum indicador visual de que isso esteja acontecendo, embora em alguns modelos de TV você possa ouvir um “clique” audível quando a TV liga e desliga. A duração do ciclo varia de uma marca e modelo de TV para outro, mas, em geral, não afetará significativamente o uso da sua TV. Você pode interrompê-lo e assistir TV, e isso acontecerá durante a noite, desde que sua TV esteja no modo de espera.
Os detalhes de como isso funciona e o que a TV realmente faz com seus pixels também diferem um pouco entre marcas e modelos. No entanto, é basicamente um algoritmo que procura pixels problemáticos e depois ajusta a quantidade de eletricidade que chega a cada pixel individual. Ajustando a voltagem que cada pixel recebe, você pode fazer com que seu brilho relevante seja igual ao de seus vizinhos. Tratando assim de forma eficaz a retenção temporária de imagens.
LED, QLED e outras tecnologias de exibição derivadas de LCD não têm uma função equivalente ao ciclo de compensação OLED, portanto, se você possui alguma dessas TVs, não precisa se preocupar com isso.
Por que você deveria se importar?
“Bom recurso, mas qual é o problema?” você vai se perguntar. A importância está na qualidade sustentada e na longevidade da tela da sua TV OLED.
Os materiais orgânicos nos OLEDs são vulneráveis ao desgaste ao longo do tempo, que é a degradação devido a imagens estáticas exibidas por longos períodos de tempo, resultando em descoloração permanente ou fantasmas. O ciclo de compensação é como um técnico de manutenção integrado, compensando sutilmente esses efeitos para manter a qualidade de imagem vibrante e nítida pela qual as TVs OLED são famosas, mesmo quando envelhecem.
Como usar o ciclo de compensação
Embora o ciclo de compensação seja um recurso principalmente automatizado, existem maneiras de garantir que ele funcione sem problemas, mantendo sua TV OLED no topo do jogo:
- Mantenha sua TV ligada por mais tempo: O ciclo de compensação geralmente é ativado depois que a TV é colocada no modo standby após um período significativo de uso, geralmente em torno de quatro horas. Portanto, se você liga e desliga regularmente a TV por curtos períodos, tente evitá-lo. Deixe a TV funcionar por longos períodos de tempo para garantir que o ciclo de compensação tenha chance de ser ativado.
- Tempo livre à noite: O ciclo de compensação é executado quando a TV é desligada, por isso é aconselhável garantir que sua TV OLED tenha tempo de inatividade suficiente. Se você costuma deixar sua TV ligada durante a noite, considere colocá-la em modo de espera ou definir um temporizador.
- Evite imagens estáticas: Embora o ciclo de compensação ajude a mitigar o esgotamento, é importante tentar evitá-lo em primeiro lugar. Tente não deixar imagens estáticas na tela OLED por longos períodos. Os protetores de tela podem ser úteis aqui, assim como a troca de canais ou conteúdo durante longas sessões de visualização.
- Atualizações de software: Os fabricantes modificam continuamente os seus algoritmos de compensação para melhorar a sua eficiência. Portanto, manter o software da sua TV atualizado garante que você se beneficiará dessas melhorias, permitindo que o ciclo de compensação funcione de forma otimizada.
Embora o ciclo de compensação ocorra principalmente em segundo plano, essas etapas podem ajudar a garantir que você esteja na melhor posição para manter o excelente desempenho visual da sua TV OLED. Portanto, certifique-se de verificar a documentação de sua marca e modelo específicos para garantir que sua TV tenha tempo suficiente para executar adequadamente os ciclos de compensação.
Relacionado: As melhores TVs OLED de 2023